Projeto desenvolvido pelo Instituto Mauricio de Sousa e Revista Autismo traz brincadeiras lúdicas que podem ser feitas em casa e ajudam no desenvolvimento dos autistas

O Guia de Atividades do André, o personagem autista da Turma da Mônica, está disponível gratuitamente no aplicativo de comunicação alternativa Matraquinha. O informativo conta com dicas e orientações de brincadeiras para crianças autistas realizarem em casa, com sugestões de lazer durante o período de férias escolares.

O projeto foi elaborado em uma parceria do Instituto Mauricio de Sousa com a Revista Autismo, e conta com informações do Centro Neuro Days e patrocínio da Academia do Autismo. O guia apresenta brincadeiras e atividades lúdicas para as horas livres, que ajudam no desenvolvimento e na autonomia de crianças inseridas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Pelo aplicativo os usuários também podem acessar a revista “Um Amiguinho Diferente”, elaborada em 2003, quando o desenhista Mauricio de Sousa criou o personagem André, estrela da capa e das páginas internas do projeto. Por meio dessas histórias, é possível entender, por exemplo, o que é ecolalia e a dificuldade que existe na compreensão de frases abstratas.

O guia pode ser baixado gratuitamente no site do Instituto Mauricio de Sousa (institutomauriciodesousa.org.br), no site da Revista Autismo (CanalAutismo.com.br), ou ainda na Academia do Autismo (academiadoautismo.com.br).