Filmes e Séries Listas

Conheça os principais festivais de cinema do mundo

Primeiramente, o que é um festival de cinema?

Um festival de cinema é uma apresentação organizada, estendida de filmes em um ou mais cinemas, ou salas de triagem, geralmente em uma única cidade ou região. Alguns festivais concentram-se em um cineasta específico ou num gênero, ou assunto (por exemplo, festivais de cinema de terror). 

Os festivais mais famosos do mundo são responsáveis pela reputação de um filme, são neles que sai as produções favoritas para a temporada de premiações. Isso porque garante o primeiro contato dessas obras a imprensa, críticos e profissionais da área, antes mesmo de chegar a população em massa.

Além disso, alguns desses eventos possuem suas próprias premiações, seja avaliado pelo júri especializado ou pelo público presente, essas nomeações servem como um selo de qualidade. Os filmes reconhecidos como destaques ou exibidos nos festivais são os considerados aclamados pela crítica.

Grandes festivais também servem como palco para o mercado cinematográfico, filmes sem distribuidoras são exibidos a possíveis compradores que avaliam se a produção tem potencial.

Agora que já sabemos resumidamente para quê eles servem, está na hora de conhecer os maiores festivais de cinema do mundo:

Festival de Veneza

Festival de Veneza 2020: 77ª edição tem lineup reduzido e maior presença de  mulheres na mostra competitiva - Notícias de cinema - AdoroCinema

O festival italiano acontece todos os anos desde 1932 no Palazzo del Cinema,. É o mais antigo do mundo e integra os três festivais de cinema mais prestigiados da Europa (Cannes, Berlim são os outros dois). A honra máxima é o Leão de Ouro, concedido ao melhor filme.

Festival de Cannes

Festival de Cannes anuncia parceria com É Tudo Verdade em mercado de  documentários - Verso - Diário do Nordeste

O festival francês acontece desde 1939 após o sucesso do Festival de Veneza. A primeira edição contou com pioneiros do cinema como Louis Lumière, um dos criadores do cinematógrafo. O reconhecimento mais importante em sua premiação é a Palma de Ouro.

Festival de Berlim (Berlinale)

Festival de Berlim 2021: Evento será presencial e anuncia mudança nas  categorias de atuação - Notícias de cinema - AdoroCinema

Sendo um dos maiores festivais do mundo, o festival alemão acontece desde 1952 durante o período da Guerra Fria. Conhecido por valorizar os filmes de Hollywood, o festival tem também marcado a diferença por procurar dar mais atenção ao género indie. O maior prêmio do festival é o Urso de Ouro para o melhor filme e Urso de Prata para os outros ganhadores.

Festival Sundance 

Festival Sundance de Cinema – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Sundance é um dos maiores festivais de filmes independentes dos Estados Unidos, ele foi criado pelo ator Robert Redforf em 1980 especialmente para cineastas e diretores que não tinham espaço em Hollywood. O evento, que acontece anualmente nas últimas semanas de janeiro, foi o ínicio para grandes nomes do cinema como Quentin Tarantino e os irmãos Cohen. O maior prêmio do festival é o Grande Prêmio do Júri.

Festival de Toronto

Festival de Cinema de Toronto planeja ser "maior evento" do meio este ano,  durante crise do coronavírus

O principal diferencial do TIFF, como é conhecido, é que ele não tem nem júri, nem premiação oficial. Desde sua primeira edição, em 1972, seu único objetivo era exibir os filmes ganhadores dos grandes festivais europeus para o Canadá. O festival se tornou palco de grandes estreias mundiais. Entre os filmes que tiveram sua primeira exibição lá estão Beleza Americana (1999), Quem Quer Ser Um Milionário? (2008) e Moonlight (2016).

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinema | 43a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A largada foi  dada! - Época

Apesar de tecnicamente não ser um “festival”, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é o evento cinematográfico mais esperado do ano no Brasil. A Mostra, reúne uma grande quantidade de lançamentos nacionais e internacionais (com foco no cinema ‘cult’), além de sempre trazer clássicos e raridades. Ele acontece em diversos lugares na região central de São Paulo.

Festival de San Sebastián

San Sebastian International Film Festival - DMC Spain

 É o evento mais importante da Espanha quando o assunto é cinema. Criado em 1953, ele é famoso por descobrir novos talentos da indústria cinematográfica, por exemplo, foi o primeiro festival que participou Roman Polanski no início da sua carreira, além de ter impulsionado a carreira dos diretores Francis Ford Coppola e Pedro Almodóvar. O principal prêmio do festival é a Concha de Oro, concedido ao melhor filme.

Festival de Gramado

Cultura - Festival de Cinema de Gramado é transferido para setembro

Festival de Gramado é realizado anualmente no Palácio dos Festivais, no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul desde 1973. Desde a sua 20ª edição, em 1992, inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina. O Kikito é o símbolo e prêmio máximo do evento.

Leia mais: Além do Oscar | Conheça os prêmios mais importantes do cinema

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: