Artigos Filmes e Séries

O complexo do ‘salvador branco’ nos filmes

Narrativa que coloca os brancos como solução para os problemas dos personagens pretos pode passar despercebida

Em resumo, o chamado complexo ou síndrome branco salvador’ no cinema é uma narrativa onde a pessoa/personagem branca é vista como a única solução para os problemas de um personagem preto na história.

Na maioria dos filmes, o personagem branco passa por uma desconstrução de preconceito e em determinadas situações parece ‘resgatar’ o negro de algum problema quase impossível de ser solucionado.

Mentes Perigosas - Filme - Cinema10.com.br
‘Mentes Perigosas’ (1995)

Mesmo que algumas dessas produções tenham uma boa intenção ao passar alguma mensagem sobre problemas raciais, a narrativa parece ter sido feita para ajudar a amenizar a culpa do privilégio branco sob a comunidade preta.

Uma cena muito usada para exemplificar esse tipo de narrativa é do filme “Estrelas Além do Tempo”, quando Al Harrison (Kevin Costner) destrói a placa que indica que pessoas negras não podiam usar o mesmo banheiro que as brancas. Uma atitude vista como heroica mas que na história real nunca aconteceu.

ドリーム(Hidden figures)』 - Nu blog

Um momento muito polêmico foi quando Green Book levou o Oscar de Melhor Filme em 2019, ganhando inclusive de ‘Infiltrado na Klan’ que tem uma representatividade preta muito maior e mais importante.

A escolha como vencedor da principal categoria de uma premiação já considerada preconceituosa como o Oscar, só intensificou os debates sobre diversidade em Hollywood.

Outro grande exemplo de filmes com o ‘Complexo do branco salvador’ é ‘Histórias Cruzadas’, onde a própria Viola Davis, protagonista do filme, disse abertamente que se arrependeu de ter feito parte da produção que excluiu por completo a perspectiva das empregadas retratadas na narrativa…

É importante em nosso papel como sociedade apontar esse tipo de racismo enraizado e estrutural e reconhecer ainda mais filmes onde minorias tenham voz e espaço, inclusive nos bastidores.

Exemplos de filmes com o complexo do branco salvador:

  • Diamante de Sangue (2006)
  • Histórias Cruzadas (2011)
  • Estrelas Além do Tempo (2017)
  • Escritores da Liberdade (2007)
  • Conduzindo Miss Daisy (1989)
  • Mentes Perigosas (1995)
  • 12 anos de escravidão (2013)
  • Um Sonho Possível (2009)

Referências: https://mundonegro.inf.br/o-complexo-de-branco-salvador-nos-filmes-de-hollywood/

https://janelasabertas.com/2019/09/27/complexo-de-branco-salvador/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: