Filmes e Séries Listas Notícias

Quem é Enola Holmes? Tudo sobre a irmã de Sherlock Holmes

Sucesso da Netflix, o filme traz a irmã de Sherlock Holmes no caminho de se tornar uma detetive de sucesso

Na última quarta-feira, 23, a Netflix lançou o filme Enola Holmes, sobre a irmã mais nova do detetive mais famoso da cultura pop, Sherlock Holmes.

Millie Bobby Brown, conhecida por dar vida a Eleven em Stranger Things, é a protagonista, enquanto Henry Cavill e Sam Clafin interpretam os irmãos Sherlock e Mycroft.

Henry Cavill Fans Are Loving His Sherlock Holmes Look
Henry Cavill e Sam Clafin interpretam os irmãos Sherlock e Mycroft.

O filme tem como base o desaparecimento da mãe de Enola, Eudoria, interpretada por Helena Bonham-Carter, no aniversário de 16 anos da garota. Enola tenta convencer os irmãos de que precisam procurar pela mãe, enquanto eles querem coloca-la em um internato de boas maneiras.

Longe de ser uma típica jovem da era vitoriana, Enola foge para Londres e decide desvendar sozinha o desaparecimento da mãe. E, claro, no meio do caminho, ela esbarra em inúmeras aventuras.

O filme é inspirado nas obras de Nancy Springer, e não nas de Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.

Mas afinal, quem é Enola holmes?

Antes de tudo é preciso fazer uma separação: Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica que foi criado por Sir Arthur Conan Doyle.

Já Enola Holmes não foi criada pelo escocês, mas sim por Nancy Springer, que a introduz na série de livros Os Mistérios de Enola Holmes.

Netflix confirma lançamento para setembro em novo teaser

Até hoje, foram lançados seis livros: o primeiro, Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido, foi em 2006 e é neste que o filme da Netflix é baseado.

Uma nova edição dele chegará ao Brasil em outubro pela editora Record. O Caso da Senhorita Canhota (2007), O Caso dos Buquês Bizarros (2008), O Caso do Estranho Leque Rosa (2008), O Caso da Crinolina Misteriosa (2009) e O Caso do Adeus Cigano (2010) completam a série.

Livro vs Filme

Há alguns detalhes da obra que foram mudados na adaptação da Netflix, como a idade de Enola, no livro ela tem 14 anos e no filme 16. Mas esse detalhe pode ter sido alterado para que a idade da personagem se encaixasse com a de Millie.

A nova versão de Enola também é mais empoderada que a personagem dos livros.

Crítica | Enola Holmes (2020) | Divisão Alfa

A senhora Holmes também ganhou detalhes mais interessantes na adaptação. No livro ela parece fugir sem nenhum motivo aparente, já no filme ela é um verdadeiro símbolo feminino que luta pelos direitos das mulheres, principalmente ao voto.

Mas no livro os criptogramas decifrados pela garota, são abordados com mais frequências, além dos planos e deduções que são bem mais elaborados.

Sherlock também ganhou mais sentimento no filme, já que nos livros ele trata com muito mais frieza a irmã mais nova.

Caso de justiça

E por falar dos sentimentos de Sherlock Holmes, o assunto virou até caso de justiça. O Conan Doyle Estate, espólio de Arthur Conan Doyle, processou a Netflix por direitos autorais.

Segundo eles, os “traços emocionais” apresentados por Sherlock Holmes no filme, não condiz com as obras originais do detetive, que devem ser respeitadas.

O Conan Doyle Estate também acredita que o filme traz elementos das histórias escritas entre os anos de 1923 e 1927, que ainda não estão em domínio público.

Enola Holmes já apareceu nas telas antes?

Em Sherlock, série da BBC com Benedict Cumberbatch no papel do detetive, uma misteriosa irmã de Sherlock e Mycroft aparece ao final da quarta temporada. Enola? Não.

Sherlock-sister.jpg (1030×700) | Sherlock eurus, Sherlock funny, Sherlock

A mulher na verdade é Eurus Holmes, personagem criada apenas para a série. Ou seja, Enola Holmes não existe nesse universo.

Vai ter uma sequência?

Em entrevista ao portal Decider, o diretor Harry Bradbeer comentou que gostaria, sim, de fazer sequências da história:

Bem, eu espero ter energia para isso. Seria incrível. Alguém vai ter energia para isso! Seria maravilhoso tirar mais cinco filmes dessa franquia. Acredito que são histórias maravilhosas para contar, e que época! Conforme você avança, coisas como aquele carro de três rodas – que foi algo adorável que descobrimos – e ter nossos personagens interagindo com algumas das novas engenhocas em algum momento do começo do século 20. Claro, nós temos aviões e os irmãos Wright. Quem sabe que outros desafios vão surgir desse período agitado e produtivo

disse Harry

A Netflix não confirmou nenhuma sequência do filme,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: