Em Destacamento Blood, o sempre brilhante diretor Spike Lee nos apresenta uma nova visão para a guerra do Vietnã, que continuamente é retratada nas telas de forma deturpada e de maneira a reforçar o apagamento racial. Não haveria momento melhor para esse filme, que estrearia em Cannes, mas que devido à pandemia chega ao Netflix apenas algumas semanas depois da explosão dos protestos Black Lives Matter em todo o mundo.
A história gira em torno de 4 amigos veteranos de guerra que voltam ao Vietnã com uma missão: a busca por reparação, que vem por meio do resgate de uma fortuna escondida desde os tempos de luta e também da busca pelo corpo do seu grande líder que morreu em batalha, representado pelo nosso querido Príncipe T’Challa (Chadwick Boseman).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/1/X/DSQiuNRWqamblNXwNzIA/foto19cul-101-janela1-d25.jpg)
O filme apresenta duas narrativas paralelas para evidenciar tempos distintos. Para explicar as transições, Lee usou aquele recurso básico, que eu particularmente gosto muito, a visão 4×3, dessa vez, filmada em 15mm sempre que estamos vendo o passado. Técnica já conhecida do público para retratar dois tempos, bem comum nas séries do Sam Esmail (Mr. Robot e Homecoming).
Esse é um filme cheio de referências e críticas ao culto criado ao Vietnã pelo cinema de guerra. É possível perceber que muitas cenas são baseadas em Apocalypse Now, Rambo e outros filmes que falam sobre o tema, bem como a estética, que reflete sua abordagem mais teatral. Mesmo retratando o passado, as cenas de guerra são feitas com os mesmos atores da trama central, sem usar o recurso de rejuvenescimento, as batalhas são carregadas de um drama exagerado e mostram até mesmo o sangue plastificado.
Leia mais: “Da 5 Bloods: Irmãos de Armas” | Conheça o novo filme de Spike Lee
Lee coloca uma lupa nas emoções e traumas de seus personagens, todos ricos, cheios de nuances. E que atuações! Com destaque para Delroy Lindo (Paul), que em seu “Oscar tape” entrega um monólogo de tirar o folego, falando diretamente com o espectador por meio da quebra da quarta parede. Muitas camadas são acessadas e é possível sentir as suas emoções e ver o quanto a sua saúde mental foi afetada pela guerra.
Destacamento Blood é uma obra contemporânea que discute não somente as questões políticas, raciais e o apagamento sofrido pelos soldados negros, mas também dá uma bela aula de história.
Ficha Técnica: Destacamento Blood (Original Netflix)

- Título Original: Da 5 Bloods
- Duração: 155 minutos
- Ano produção: 2020
- Estreia: 12 de junho de 2020
- Distribuidora: Netflix
- Dirigido por: Spike Lee
- Orçamento: U$ 35 – 45 milhões
- Classificação: 16 anos
- Gênero: Drama, Guerra
- Países de Origem: EUA
Sinopse:
Spike Lee conta a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos que voltam ao Vietnã à procura dos restos mortais de seu comandante e de um tesouro enterrado.