Filmes e Séries Notícias

Criadores de Friends e Riverdale pedem desculpa pela falta de diversidade nas séries

Em meio aos protestos pelo movimento #BlacksLivesMatter, artistas também se pronunciaram e apontaram principalmente a falta de diversidade nas telas. A co-criadora de Friends, Marta Kauffman, reconheceu que a série tinha um elenco majoritário branco e que faltou incluir talentos da minorias na produção, Em um painel de discussão neste domingo (7), ela admitiu que não fez o suficiente pra mudar isto.

“Eu queria que soubesse na época o que sei hoje”, disse. “Desculpa, eu só queria que soubesse na época o que sei agora. Eu teria feito escolhas muito diferentes.” Kauffman também é criadora de Gracie and Frankie.

A questão da falta de diversidade em Friends já foi assunto no elenco. David Schwimmer, intérprete de Ross, afirmou em entrevista ao The Guardian no começo do ano que tentou fazer com que a produção tivesse mais pretos. “Eu sabia da questão da falta de diversidade e fiz campanha para que Ross saísse com mais mulheres pretas”, disse.

Friends' é politicamente incorreto? Questões sobre sexismo e ...

O mesmo aconteceu com a série Riverdale, mas a falta de protagonismo preto foi apontada publicamente por Vanessa Morgan, intérprete de Toni Topaz na série, em texto divulgado nas redes sociais ela criticou os roteiristas da produção e disse estar cansada dos papéis estereotipadas em que os pretos são escalados.

“Estou cansada de como as pessoas negras sempre interpretam bandidos, pessoas perigosas e zangadas. Cansada de nos ver sendo personagens coadjuvantes sem profundidade para servir de plano de fundo para os protagonistas brancos. Ou apenas usados em campanhas por causa de diversidade, sem ser realmente o foco. Talvez [os roteiristas de ‘Riverdale’] devessem escrever histórias para a Josie como se ela fosse um dos personagens brancos.”

O criador de ‘Riverdale‘, Roberto Aguirre-Sacasa, respondeu as críticas da atriz através do Twitter sobre a falta de diversidade no elenco da série e prometeu que irá honrá-los:

“Nós ouvimos a Vanessa e nós a amamos. Ela está certa. Nós sentimos muito e faremos a mesma promessa que fizemos a ela: nós faremos melhor para honrá-la e a personagem que ela interpreta, incluindo todos os outros personagens e atores negros. A mudança está acontecendo e continuará a acontecer. ‘Riverdale’ será cada vez maior, não menos. Todos os roteiristas fizeram uma doação ao movimento Black Lives Matter, mas nós sabemos onde essa mudança deve acontecer para nós. Na sala dos roteiristas.”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: