Listas Música

Músicas que você conhece e nem imagina que têm samples antigas!

Anúncios

É normal que alguns cantores usem trechos de outras canções ao criar uma nova faixa. No pop, isso acontece com frequência, confira!


Ouviu um hit da sua diva pop favorita e o achou familiar? Pode ser que já tenha ouvido uma parte dele sim! Vem conferir as músicas das suas divas favoritas que contém samples de outros artistas!

Primeiro: o que é um sample?

Traduzindo para o português, “sample” consiste em “amostra”. Essa forma de criar músicas novas e fazer referência a outros hits chegou nos EUA nos anos 70, e desde então, virou uma prática comum, principalmente nos artistas pop!
Separamos, então, 7 hits pra você ficar quando souber que são sampleados!

1. Hold Up – Beyoncé

Enquanto curtia a música da nossa Queen B, também percebeu um som familiar? Se sim, é porque a canção contém parte da música “Can’t Get Used To Losing You”, de Andy Williams. A amostra ocorre a partir do minuto 1:40 da música e outras vezes ao longo de sua duração.

2. Bad Liar – Selena Gomez

Logo no comecinho desse sucesso de Selena amostra-se a música “Psycho Killer” da banda dos anos 70 Talking Heads. Bad Liar é um chiclete muito bom de ouvir e fez um uso inteligente de Psycho Killer, combinando até com a estética anos 70/80 do clipe! Tudo bem pensado, não é mesmo?

3. BAGDAD – Rosalía

O ritmo de “Cry Me A River“, de Justin Timberlake, aparece no minuto 0:03 e nos refrões da canção na nova queridinha espanhola Rosalía. A amostra é de uso bem interessante em BAGDAD, servindo quase como um contraste ou um momento de pausa para esta balada bem sensível.

4. Break My Heart – Dua Lipa

O novo Hit do 2° álbum de Dua, o Future Nostalgia, conta com sample da icônica “I Need You Tonight“, do INXS do início ao fim, dando um ritmo muito contagiante e dançante à Break My Heart. Super combinando, inclusive, com as outras músicas do álbum, que são marcadas pelos gêneros disco, new wave, electropop, e têm como inspiração os sucessos dançantes das décadas de 1970, 80 e 90.

5. Look What You Made Me Do – Taylor Swift

Não poderíamos deixar de citar a rainha das composições e das referências! Para o carro-chefe do álbum Reputation, a cantora opta por utilizar um trecho da música “I’m Too Sexy”, do Right Said Fred.
Este, por sua vez, aparece no minuto 1:05 e durante o resto desse hit super afrontoso.

6. 7 Rings – Ariana Grande

7 Rings contém um sample mais do que inusitado! Ariana conta com a melodia e o ritmo, logo no início de seu hit, de “My Favorite Things”, do clássico musical A Noviça Rebelde!

7. Secrets – The Weeknd

O single do menino Abel, do álbum Starboy (que por si só já é cheio de referências a artistas e músicas antigas) contém uma amostra de “Pale Shelter“, do Tears For Fears. Esta aparece a primeira vez no minuto 1:41 do clipe, e se repete ao longo do single, em um verso: “Completely in command”.


Referências: https://reverb.com.br/artigo/10-musicas-pop-que-tem-samples-e-voce-provavelmente-nao-sabia

https://www.cifraclubnews.com.br/especiais/126596-por-dentro-do-sample.html


https://www.whosampled.com/sample/729383/Dua-Lipa-Break-My-Heart-INXS-Need-You-Tonight/

Deixe uma resposta

%%footer%%