Filmes e Séries Listas

Além do Oscar | Conheça os prêmios mais importantes do cinema

Anúncios

Você conhece os mais importantes prêmios do cinema? Já ouviu falar do Globo de Ouro, Critics Choice Awards, SAG Awards, People Choice Awards, BAFTA… Normalmente os candidatos que mais ganham nessas premiações são os favoritos e prováveis ganhadores do Oscar, e tem mais, você sabia que existe um prêmio especial para cada sindicato? Produtores, diretores, maquiadores, fotógrafos e muito mais.

A temporada de premiações que antecedem o Oscar 2020 servem como termômetro para os prováveis ganhadores do maior e mais importante prêmio do cinema mundial que acontece no dia 09 de fevereiro de 2020.

Para te ajudar a organizar seu calendário e não perder nenhuma dessas festas, fizemos uma lista com as datas de algumas das principais premiações cinematográficas da temporada 2020, que vai te deixar preparado para o Oscar. Veja abaixo! (Ah e não esquece que a gente faz a cobertura completa de todas elas lá no Instagram)

American Film Institute (AFI Awards)

(foto: Getty Images – AFI 2017)

O American Film Institute (AFI) é uma organização cinematográfica norte-americana que educa os cineastas e homenageia a herança das artes cinematográficas nos Estados Unidos. O instituto é composto por líderes da comunidade cinematográfica, de entretenimento, empresarial e acadêmica. Além de trabalhar na área de educação, o AFI reconhece a excelência artística através de seus programas de premiação com listas dos melhores do ano.​

A 20° edição da cerimônia aconteceu no último dia 03 de janeiro.

Globo de Ouro (Golden Globes Awards)

(foto: Divulgação)

Já em sua 77ª edição, o Globo de Ouro é uma das mais tradicionais premiações da crítica especializada. Os prêmios são entregues pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e reconhece os trabalhos tanto do cinema quando da TV. 

Em 2020, o Globo de Ouro acontece no dia 5 de fevereiro (hoje) com apresentação do comediante britânico Ricky Gervais. A exibição no Brasil fica por conta do canal TNT. Confira os indicados!

Critics Choice Movie Awards (CCA)

(foto: Divulgação)

Desde 1995, o prêmio é concedido pela Associação dos Críticos de Cinema, a maior organização de críticos de filmes dos Estados Unidos e Canadá, com objetivo de honrar as melhores realizações cinematográficas do ano.

A cerimônia de premiação do Critics’ Choice Awards acontece em 12 de janeiro de 2020. No Brasil, a exibição é feita pelo canal TNT. Confira os indicados!

Producers Guild of America Awards (PGA)

(foto: REX / SHUTTERSTOCK)

O Prêmio do Sindicato dos Produtores honra os visionários que produzem obras para o cinema e para TV. Como a premiação é decidida por uma equipe mais técnica, assim como no Oscar, as chances dos indicados deste prêmio estarem no Oscar são altíssimas.

Os vencedores são anunciados no dia 18 de janeiro de 2020.

Screen Actors Guild Awards (SAG)

(foto: Divulgação)

Nesta premiação, a votação é feita pelo Sindicato de Atores da Aliança Americana de Artistas de Rádio e Televisão. Desde 1995, os atores e atrizes de Hollywood reconhecem as melhores performances de atuações do cinema e da televisão. Fazem parte do sindicato aproximadamente 160.000 atores de cinema e televisão, dubladores e outros profissionais de mídia em todo o mundo. A maior categoria do SAG por exemplo, é “Melhor Elenco”, em vez de “Melhor Filme”.

Com data marcada para 19 de Janeiro, a exibição no Brasil ficará por conta do canal TNT.

Directors Guild of America Awards (DGA)

(foto: Divulgação)

O Sindicato de Diretores, premia a classe de diretores tanto do cinema quanto da televisão. Desde 2016, também foi incluída a categoria de Melhor Diretor Estreante. Da mesma forma que o PGA, o DGA também é o maior termômetro para quais diretores serão indicados para o Oscar.

Os vencedores serão anunciados em 26 de janeiro.

Art Directors Guild Awards (ADG)

(foto: Getty Images)

Concedido desde 1997, este prêmio é dado por um sindicato americano e ramo da Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco, que representa mais de 2 mil profissionais de Direção de Arte de cinema e televisão. Assim, o ADG reconhece a excelência no design de produção e direção de arte na indústria cinematográfica e televisiva.

Os vencedores serão anunciados em 01 de fevereiro.

Prêmios Annie (Annie Awards)

(foto: Divulgação)

Os Annies, como são chamados, é um prêmio americano concedido pela Associação Internacional de Filmes Animados por realizações em animação do cinema e da televisão. Originalmente concebido em 1972, a premiação costumava celebrar a vida ou carreira de contribuições para animação nas áreas de produção, direção, animação, desenho, roteiro, dublagem, som e efeitos sonoros.

Os vencedores serão anunciados em 25 de janeiro.

American Society of Cinematographers Awards (ASC)

(foto: Getty Images)

Fundada em Hollywood em 1919, a Sociedade Americana de Diretores de Fotografia é uma organização cultural, educacional e profissional, e não uma união trabalhista ou um sindicato. A premiação é o maior evento da cinematografia, celebrando o melhor trabalho do ano e seus profissionais excepcionais. Apenas cinematógrafos de filmes e supervisores de efeitos especiais podem ser convidados exclusivamente para se tornarem membros da ASC, sendo portanto os únicos aptos a participar da escolha dos vencedores.

Os vencedores da premiação serão anunciados em 25 de janeiro.

British Academy of Film and Television Arts Awards (BAFTA)

(foto: Divulgação)

O BAFTA é uma premiação que reconhece o cinema mundial e a televisão britânica. Tendo mais de seis décadas de vida, é jocosamente chamado de o Oscar Britânico, devido ao tamanho da sua importância no meio cinematográfico. Além disso, a cerimônia tem quase todas as principais categorias do Oscar.

Os vencedores serão anunciados em 02 de fevereiro.

Visual Effects Society Awards (VES)

(foto: Divulgação)

A Sociedade de Efeitos Visuais é composta por um grupo diversificado de mais de 3.300 membros em 30 países, é a única organização que representa a amplitude dos criadores de efeitos visuais, incluindo artistas, animadores, técnicos, fabricantes de miniaturas, educadores, líderes de estúdio, supervisores, especialistas e produtores em todas as áreas de entretenimento de cinema, televisão e anúncios publicitários para vídeos de música e jogos. Mesmo sendo ainda uma premiação muito nova, tendo sido fundada em 1997, o VES já ganhou título de termômetro Oscar na categoria de Melhor Efeitos Visuais.

Os vencedores serão anunciados em 29 de janeiro.

Cinema Audio Society Awards (CAS)

(foto: Divulgação)

O CAS é uma cerimônia de premiação anual que homenageia os mixadores de som da indústria cinematográfica. Fundada em 1994, a premiação também honra as mixagens feitas em seriados e programas de televisão.

Os demais vencedores serão anunciados em 25 de janeiro.

Writers Guild of America Awards (WGA)

(foto: Divulgação)

Desde 1949, o Sindicato de Roteiristas premia os melhores roteiros originais e adaptados do cinema e da televisão, além de reconhecer também os melhores roteiros de documentários.

Os vencedores serão anunciados em 01 de fevereiro.

Motion Picture Sound Editors Awards (M.P.S.E)

(foto: Divulgação)

Fundada em 1953, o M.P.S.E é composto por grupo honorário de editores de som cinematográficos, que anualmente reconhece o melhor trabalho nas várias áreas de edição de som, incluindo diálogos, sonoplastia e música. A cerimônia do M.P.S.E é chamada de The Golden Reel Awards (Prêmio Bobina de Ouro, em tradução livre).

Os vencedores serão anunciados em 15 de janeiro.

Make-Up Artists and Hair Stylist Guild Awards

(foto: Divulgação)

Esta premiação é organizada anualmente pelo Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros, e honra trabalhos nessas áreas em longas-metragens, programas de televisão, comerciais, eventos em rede ao vivo e produções teatrais nos Estados Unidos. O Sindicato também concede o Prêmio de Realização Vitalícia para homenagear as realizações notáveis do setor.

Os demais vencedores serão anunciados em 11 de fevereiro.

Costume Designers Guild Awards (CDGA)

(foto: Divulgação)

Desde 1999, o Sindicato dos Figurinistas premia os melhores trabalhos de figurinos em filmes, televisão e anúncios publicitários. A comunidade de amplitude internacional inclui atualmente mais de 750 figurinistas, ilustradores e assistentes de cinema e televisão.

Os vencedores da 22ª edição serão anunciados no dia 28 de janeiro em cerimônia apresentada pela atriz Mindy Kaling no Beverly Hilton.

Independent Spirit Awards (Film Independent)

(foto: Getty Images)

Indie, como também é chamado, é uma premiação dedicada aos cineastas independentes. Organizada pela Film Independent, uma organização sem fins lucrativos, a premiação tem como objetivo homenagear aqueles que prezam pela diversidade e visões originais. Tradicionalmente, a cerimônia ocorre um dia antes da entrega do Oscar.

Os vencedores serão anunciados em 8 de fevereiro.

The Academy (Oscar)

(foto: Divulgação)

A cerimônia do Oscar é organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Norte-Americana. A maior festa do cinema presenteia anualmente os profissionais da indústria cinematográfica em todos os seus setores, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica. A lista de indicados estará disponível em 13 de janeiro.

Os vencedores serão anunciados em 09 de fevereiro e a cerimônia será exibida no canal TNT e na Globo.

E ai, deu pra entender um pouco como os prêmios do cinema funcionam né? Agora você pode acompanhar todos eles e ficar ainda mais por dentro do assunto!

%%footer%%