‘Stranger Things 3’ | 24 referências que você pode ter deixado passar – CONTÉM SPOILERS

Tempo de leitura8 Minutos, 56 Segundos
Anúncios

Quem acompanha ‘Stranger Things’ sabe que a série se inspira muito em tendências dos anos 80, além dos figurinos, a produção se dedica a trazer a essência da época em detalhes. Mas na última temporada, as referências vieram cada vez mais fortes, como uma verdadeira homenagem a cultura pop dos anos 80, ‘Stranger Things’ trouxe uma dose perfeita de nostalgia. Fizemos uma lista com easter-eggs que provavelmente você, que já assistiu, deixou passar. Se você ainda não conferiu e está disposto a receber spoilers, fique a vontade!

1 – Dia dos Mortos

A nova temporada começa com Mike, Will, Lucas e Max aproveitando as férias, em uma das cenas eles entram escondidos a premiere de Dia dos Mortos, o terceiro filme da franquia Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, referência em histórias de zumbi. 

2 – Picardias Estudantis

Esta série é claramente uma das mais forte referências para Stranger Things, até os próprios criadores, os irmãos Duffer, confessaram. Na mais recente temporada temos alguns sinais disso por exemplo:

  • Para começar o shopping Starcourt parece com o de “Picardias“.
  • A cena em que Billy chama a atenção das mulheres trabalhando como salva vidas da piscina comunitária de Hawkins de bermuda vermelha, com “Moving In Stereo”, de The Cars tocando ao fundo – lembra a cena em que Linda Barrett sai da piscina em um biquíni vermelho. 
  • Além disso, Linda Barret é o nome que eles dizem quando querem medir a beleza de alguém, Dustin por exemplo, diz que sua namorada Suzie é mais bonita que “Linda Barret” o que Steve considera impossível.
  • O uniforme de marinheiro usado por Steve e Robin no trabalho claramente imita o uniforme usado por Judge Reinhold no Captain Hook Fish & Chips;
  • Steve tropeça em um pôster em tamanho real de Cates na Family Video antes de dizer que “Picardias estudantis” é um de seus três filmes favoritos.

3 – De Volta para o Futuro

Dustin e Erica precisam lidar com Steve e Robin drogados e resolvem escondê-los no cinema, onde está passando De Volta Para o Futuro na semana de sua estreia. A trilha sonora do filme também pode ser ouvida enquanto Dustin se comunica com seus amigos através do rádio.

4 – O Exterminador do Futuro 

Grigori, o russo que persegue Hopper, é a cópia exata do T-800 do filme de Arnold Schwarzenegger. A forma como ele anda, luta e se movimenta são quase idênticas. Além disso, ele também anda de moto, tem o cabelo igual, parece ser indestrutível e persegue seu alvo incansavelmente.

5 – Amanhecer Violento

Essa referência não é tão evidente mas não passa despercebida, na história de ‘Amanhecer Violento’, tropas comunistas soviéticas invadem os EUA de forma despercebida e cabe a um grupo de adolescentes lutar e impedir o estouro da Terceira Guerra Mundial. Stranger Things recicla a ideia colocando uma base militar científica soviética bem debaixo do nariz dos americanos, literalmente – nos subterrâneos de novo shopping da cidade.

6 – Os Invasores de Corpos

O enredo principal desta temporada, é o plano do Devorador de Mentes de possuir os moradores de Hawkins. Algo parecido acontece no filme Os Invasores de Corpos, onde alienígenas com aparência humana tentam invadir a Terra.


Também há uma pequena homenagem a Phillip Kaufman, diretor do filme, na forma da loja Kaufman Shoes, que fica dentro do shopping. 3.

7 – A Bolha Assassina

Aqui, a clara referência é a gosma na qual todos os seres possuídos pela criatura monstruosa se transformam.  A forma gelatinosa, que se une e aumenta de tamanho, se desfaz para passar por debaixo de portas e se move se arrastando nos remete imediatamente a este clássico.

8 – Nova Coca-Cola

A “nova Coca-Cola“, considerada um dos fracassos do mundo dos negócio aparece quando Lucas faz uma pausa na luta pela sobrevivência para defender a nova receita do refrigerante, sendo julgado pelos amigos.

9 – Magnum P.I.

O seriado Magnum P.I. fez muito sucesso no ano 1985, que se passa a série, nele, Tom Selleck o investigador particular Magnum, vivia grandes aventuras vestindo sua inconfundível camisa florida e seu bigode estiloso. O xerife Hopper adotou o mesmo visual para si mesmo. Há uma cena m onde ele dirige um carro conversível, igualzinho como Magnum fazia no show.

10 – Duro de Matar

Essa referência também envolve Gregori e Hopper. Quando o xerife surpreende o assassino russo com uma arma na cabeça, dizendo que vai atirar, o russo diz que ele não fará isso, pois ele é um policial e policiais tem regras. A cena parece ter sido tirada diretamente de Duro de Matar, clássico natalino de Bruce Willis, que tem um momento exatamente igual.

11 – Christine – O Carro Assassino

Quando um carro parece subitamente ganhar vida em um shopping center no episódio 7 quando Billy aparece de surpresa acelerando um conversível , é impossível não pensar nessa adaptação de John Carpenter de 1983, e de autoria de Stephen King, sobre um carro assassino possuído por um demônio.

12 – Tubarão

Outra referência leve mas que vale a pena notar é o fato de “Tubarão” e Stranger Things 3 apresentarem tramas que rodam em torno do 4 de julho, e ambos com prefeitos incompetentes chamados Larry que não parecem se importar muito com o bem-estar de seus eleitores.

13 – Halloween 2

Nancy e Jonathan são atacados por seus chefes do jornal onde trabalham, que estão possuídos pelo Devorador de Mentes.


É uma luta sanguinolenta tal qual a perseguição no hospital de Halloween 2. Mas essa não é a única semelhança. O logotipo do hospital Hawkins Memorial é idêntico ao do Haddonfield Memorial, onde acontece a cena do filme de terror

14 – IT – A Coisa

Em sua batalha final contra o Devorador de Mentes, as crianças de Hawkins precisam lutar contra sua forma mais monstruosa, semelhante a uma aranha gigante, feita da carne morta de incontáveis vítimas. Na versão para a TV de It: A Coisa, de 1990, os heróis da história encaram Pennywise na forma de uma aranha gigantesca e mal conseguem escapar vivos para contarem a história.

15 – Férias frustradas

Dustin se refere a seus amigos que ficaram no shopping Starcourt como “Família Griswold”, e há um anúncio para essa comédia de 1983 no balcão da Family Video no final da temporada

16 – Cheers

Joyce assiste no início a temporada a esse sitcom dos anos 80. Na cena, ela se lembra de ver a comédia com seu namorado, Bob, morto por um demorgogon no final da 2 ª temporada.

17 – Conta Comigo

No clássico Conta Comigo, Gordie conta para todos a história de David Hogan, um menino gordo que competiu em um concurso de comer tortas, e o chama de Lard-ass (bunda de banha). É o mesmo xingamento que Billy escolhe para xingar um garoto, também gordo, que corre na beirada da piscina em que ele trabalha.

18 – O Iluminado

  • A primeira referência à um dos maiores filmes de terror da história é quando Eleven, usando seus poderes de visão quando procura Heather, a salva-vidas. Ela olha para o lado e uma porta vermelha se materializa de modo semelhante à famosa cena do sangue escorrendo pelas portas do elevador. 
  • Outra referência ao clássico é quando Billy consegue quebrar a janela da sauna e tenta atacar Max com um pedaço pontiagudo de azulejo, igual a Jack Torrance, vilão de Iluminado, faz com sua esposa na cena em que quebra a porta do banheiro.
  • Em outra cena, Bruce, enlouquecido, persegue Nancy e Jonathan pelo hospital e quebra uma porta, encaixa o rosto e fala um sombrio “Oi, vocês”.

19 – O Enigma de Outro Mundo

A referência ao filme é maior na segunda temporada quando o grupo percebe que o Devorador de Mentes gosta do frio – e odeia o calor. O mesmo acontece no filme de quando MacReady percebe que a Coisa, monstro da história, não gosta de calor – mas vai mais longe e constrói uma base no meio do fogo.  

Um pôster do filme está no porão de Mike e é usada por Lucas como uma comparação, dizendo que seu remake dos anos 1980 (o original é de 1951) é como a nova versão da Coca-Cola. 

20 – “Weird Al” Yankovic

O cantor foi referência em duas cenas. A primeira, quando Joyce vai visitar o professor de Ciências do filho para saber mais sobre os imãs que insistiam em cair de sua geladeira tanto em casa quanto no trabalho: “My Bologna“, música de “Weird Al” Yankovic, é a trilha sonora da cena. Além disso, Dustin aparece vestindo uma camiseta do cantor, mais precisamente do seu álbum “‘Weird Al’ Yankovic em 3-D”, de 1984.

21 – Mulher Maravilha e DC Comics

Os dois grandes ícones da cultura pop, não só na década de 1980, estão presentes na série; principalmente a Mulher-Maravilha, que é citada por Max como um símbolo da força feminina. A referência direta aparece quando ela e Eleven estão deitadas na cama e Max apresenta algumas HQs para a amiga, que questiona quem é a heroína.

22 – Alien, o 8º passageiro

A criatura que se prende ao rosto de Nancy no sexto episódio tem semelhança com a máquina de matar da franquia “Alien”. “Alien, o 8º passageiro”, e “Aliens, o resgate“, sempre foram influências óbvias, embora a cena com Nancy lembre mais um cara a cara de “Alien 3“. A subtrama dessa temporada, com corpos humanos usados como hospedeiros lembra os filmes da franquia, e o visual do Esfolador de Mentes tem traços do trabalho de H.R. Giger.

23 – Jurassic Park

Outro filme que serve de clara referência visual para Stranger Things 3 é Jurassic Park. Nas sequências em que o Devorador de Mentes está à procura das crianças, os enquadramentos lembram muito as cenas de Jurassic, por exemplo, quando o grupo se esconde do monstro ou quando o Devorador de Mentes persegue o carro dirigido por Nancy na fuga do Starcourt.

24 – A História Sem Fim

A História Sem Fim foi um clássico dos cinemas, lançado em 1984, e recebeu uma grande homenagem em Stranger Things. Dustin-fofo e sua namorada Suzie-fofa cantam juntos a música tema do filme, que é originalmente interpretada pelo cantor britânico Limahl.

A cena, que é muito divertida, serve como um excelente anticlímax antes da conclusão da história.

E ai lembra de todas essas cenas? Da até vontade de rever para notar esses detalhes ne? Se você ainda não assistiu, fica ai nosso guia de easter-eggs. Lembrando que são de apenas uma temporada, as outras anteriores contém bem mais dessas homenagens escondidas.

por Karen Meira

0 0
Happy
0 0 %
Sad
0 0 %
Excited
0 0 %
Sleppy
0 0 %
Angry
0 0 %
Surprise
0 0 %

Deixe uma resposta