Filmes e Séries Listas

Spin-off, Crossover, Reboot … entenda a diferença entre esses e mais termos.

Anúncios

por Karen Meira


Provavelmente você já ouviu algum desses termos por ai: sequel, prequel, remake, reboot, spin off, revival e crossover, esses são os mais usados ainda mais em relação a filmes e séries. O difícil mesmo é saber o significado de todos, visto que são muito parecidos um do outro e podem gerar certa confusão.

Para acabar de vez com as dúvidas explicamos direitinho e com exemplos o que significa cada um deles:

Sequel

Nada mais é do uma abreviação de sequência, normalmente é pego um filme de sucesso e dado uma continuidade na história, a partir daí nasce muitas das franquias que conhecemos hoje como por exemplo: Velozes e Furiosos e Harry Potter que ganharam sete sequências. Normalmente o sequel da origem a novos personagens para ampliar a trama.

Prequel

X-Men Origens conta a história de um dos maiores personagens da franquia.

Diferente de Sequel, Prequel é quando uma obra conta alguma história que tenha relação a produção original. Confuso? Você conhece a história original e sua trama principal, daí o prequel vem e te explica como tudo começou ou algum fato que fez chegar a história que voce conhece. Exemplo disso é X-Men Origens: Wolverine que mostra os eventos que ocorreram antes de X-Men (2000)

Remake

Remake de Carrie- A Estranha de 2013.

Esse talvez seja mais fácil de entender, o Remake praticamente refaz o filme original, com uma certa modernização mas com o mesmo enredo, normalmente é feito encima de filmes ou séries classicas. O grande problema de Remakes é a preocupação de afetar a essência da produção original com novos elementos. Um exemplo de produção que ganhou duas reeleituras, uma em 2002 e uma em 2013, é o clássico Carrie – A Estranha de 1976.

Reboot

Terceiro na sequência de Reboot – Homem Aranha: De volta ao lar

Se o Remake se preocupa em manter o enredo original do filme, o Reboot é o oposto, ele basicamente reinicia (tradução de reboot) uma produção já lançada e conhecida mas sem compromisso nenhum com a obra original. O Reboot costuma continuar com a mesma base mas com personagens e cenas totalmente diferentes. Exemplo de várias versões de uma mesma história é: Homem-Aranha, O espetacular Homem-Aranha e Homem-Aranha: De volta ao Lar, cada um com atores, idades e histórias diferentes.

SpinOff

O spin-off de “Breaking Bad” conta a história do advogado da série

O spin-off é uma produção derivada de outra, normalmente da destaque a algum personagem coadjuvante da obra original que se torna muito popular entre o público. Às vezes somente o universo do filme ou série já é usado para novas histórias, no caso de “Animais Fantásticos – E Onde Habitam” que também ganhou sequel e é basicamente um prequel e um spin-off de “Harry Potter” se ambienta no mesmo universo do bruxinho. Muito usado em séries também podemos levar como exemplo de Spin-Off a “Better Call Saul” que tem como origem a premiada Breaking Bad

Revival

Um Revival de dar gosto tem que ter alguns do elenco original

Usado na grande maioria em séries de sucesso, o Revival pega uma produção de muito sucesso e da continuidade a ela com alguns integrantes do elenco original. Produções como essa dão o efeito de nostalgia ao publico e geram cada vez mais audiência. Exemplos disso são as séries: Fuller House (mais conhecida no Brasil como “Três é Demais”) e Gilmore Girls.

Crossover

A tradução em português de é cruzamento, e é exatamente isso, a interação de dois personagens de universos ou histórias diferentes mas que dão inicio a uma nova produção. Os crossovers mais comuns são encontrados em obras literárias e filmes ou séries de heróis, por ser uma prática comum em historias em quadrinhos. O exemplo mais recente é o encontro das séries Arrow, SuperGirl, Flash e Legends of Tomorrow que teve seu desenvolvimento de acordo com os dias de exibição de cada um.

E ai? Deu pra entender o que significa cada coisa? Agora você já sabe tudo sobre os termos mais usados no meio da cultura pop.

1 comentário

Deixe uma resposta

%%footer%%